Loading

wait a moment

Soluções para Redução de Custos em TI

As empresas estão sempre em busca de soluções para reduzir custos, se adaptar às novas tecnologias e garantir que a qualidade do serviço seja mantido. Mas como atingir todos esses objetivos sem precisar de altos investimentos?

Selecionamos algumas dicas importantes de soluções tecnológicas para sua empresa se manter competitiva no mercado, expandir os negócios e o melhor, baixar custos da operação.

 

Cloud Computing ou Computação em Nuvem

Os serviços de computação em nuvem fornecem a tecnologia da informação (TI) como serviço pela Internet ou por uma rede dedicada.

A nuvem permite que pequenas, médias e grandes empresas tenham acesso a recursos de tecnologia de ponta sob medida por um valor baixo, mantendo a confiabilidade sempre alta em suas soluções. Acompanha o ritmo de desenvolvimento da organização e do fluxo de acesso aos seus serviços, evitando que sua empresa pare de crescer e deixe de ser vista por motivos de ausência e falhas de infraestrutura, esse é o principio da escalabilidade, onde se paga pela estrutura que está sendo utilizada.

Os serviços de computação em nuvem oferecem diversos benefícios, como:

  • Implementação e tempo de implantação mais rápidos
  • Acesso aos aplicativos e ao conteúdo em qualquer lugar
  • Redimensionamento rápido para atender à demanda
  • Maior utilização de investimentos em infraestrutura
  • Menores custos de infraestrutura, energia e instalação
  • Maior produtividade da equipe de TI e da organização
  • Maior segurança e proteção dos ativos de informação

Seja qual for a sua demanda computacional, conheça os benefícios de levá-la para a nuvem

Analisando a infraestrutura

A empresa vai economizar significativamente compartilhando a estrutura física que abriga os servidores. Ar condicionado, espaço físico exclusivo, segurança dos equipamentos, recursos contra incêndio e desastres naturais, rede de energia elétrica, geradores, no-break e sistemas de segurança da informação. Todos são itens essenciais e obrigatórios para manter os equipamentos funcionando no melhor nível de performance. Além disso, manutenções preventivas devem ser feitas periodicamente.

Só de fazer essa lista já é possível imaginar o tamanho do custo fixo para manter um servidor próprio, certo? Quando você adota a cloud computing consegue reduzir custos de infraestrutura de TI e garantir uma infraestrutura de ponta e pagando um valor muito mais acessível para isso.

Para empresas de menor porte a adoção de cloud computing traz como grande vantagem a melhoria na segurança da informação. Por conta de baixo volume e orçamento limitado de micro e pequenas empresas, a segurança de seus servidores é inferior a de grandes fornecedores de tecnologia. Além disso, o provedor oferece os serviços de atualizações periódicas de novas versões de software, o que diminui os investimentos em manutenção.

 

Outsourcing ou Terceirização de serviços de TI

Quando se pensa em médio e longo prazo, a terceirização de serviços de TI passa a ser uma alternativa muito interessante para reduzir custos com TI, pois é o fornecedor que vai manter toda a estrutura (física, tecnológica e de pessoal) sempre disponível e atualizada. Assim, ele oferece um serviço altamente qualificado para todos seus clientes e sua empresa não precisa investir individualmente na aquisição de equipamentos, licenças, estrutura física especial e capacitação constante do time.

O mundo corporativo depende cada vez mais da tecnologia para ampliar seus negócios, e o Outsourcing de TI foi criado para atender esta demanda, com o objetivo de reduzir custos e riscos, aumentar a produtividade e melhorar a área operacional da sua empresa.

Com a terceirização, o departamento de TI reduz seus custos operacionais de forma impactante.

 

“Através do serviço de outsourcing de TI, disponibilizamos prossionais capacitados para compor equipes em qualquer nível técnico, operacional ou de gestão, pelo tempo que o cliente necessitar” Jefferson Zimmermamm – SEO Solyos It Solution

 

Software como serviço

O modelo de contratação de software SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço) é uma outra maneira de reduzir custos na sua empresa.

É uma forma de distribuição e comercialização de software. No modelo SaaS o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet.

A característica principal é a não aquisição das licenças (mas sim pagar pelo uso como um serviço) e a responsabilidade do fornecedor a disponibilização do sistema em produção.

Com o SaaS, você pode contratar pacotes básicos de serviços e funcionalidades adicionais conforme julgar necessário.

Toda a infraestrutura subjacente, middleware, software de aplicativo e dados de aplicativo ficam no datacenter do provedor de serviços. O provedor de serviço gerencia hardware e software e, com o contrato de serviço apropriado, garante a disponibilidade e a segurança do aplicativo e de seus dados. O SaaS permite que sua organização entre em funcionamento rapidamente com um aplicativo por custo inicial mínimo.

Vantagens do modelo de contratação SaaS:

  • Não é necessário manter e atualizar os sistemas;
  • Ativação e implementação de baixo custo;
  • Menor custo final por usuário (versus modelo tradicional);
  • Redução do TCO (custo total de propriedade);
  • Não há custo de licenciamento.

Vale destacar que com o sistema hospedado na nuvem, é possível acessá-lo de qualquer lugar, desde que você tenha acesso à internet. Uma vantagem e tanto para os executivos que precisam aliar mobilidade e produtividade no seu dia a dia.

O SaaS mudou o conceito tradicional de licenciamento de software, permitindo que as empresas equalizem seus custos de acordo com o volume dos negócios.

 

Entre em contato com a Solyos e conheça as soluções para redução de custos em TI para sua empresa.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *