Loading

wait a moment

A importância da inovação nas empresas

Já imaginou continuar exatamente do jeito que está até o resto da vida? Fazendo o mesmo do mesmo, sem correr riscos e tentar coisas novas, sem seguir o ritmo das coisas a sua volta, sem evoluir com a sociedade e a tecnologia, sem amadurecer e aprender… Como você se sentiria? Morto! E isto é o que acontece com as empresas também, sejam pequenas, médias ou grandes, quem não inova acaba morrendo. A estagnação não é uma opção e nem deveria existir em nossos dicionários, novos problemas e situações aparecem todos os dias, assim como mudanças e tecnologias; então, empresas que não pensam e nem investem em inovação serão trocadas e passadas por seus concorrentes, ficando apenas no esquecimento. Porém, ao pensar em inovação, muitos empreendedores deduzem que ela está apenas ligada ao uso e desenvolvimento de novas tecnologias. É muito mais que isto! O processo estratégico de inovação vai além do desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços, é a criação de novos modelos de negócios, novas formas de atender necessidades dos clientes, novos processos organizacionais, novas formas de competir e cooperar no ambiente empresarial. É avançar os negócios de sua empresa, reinventar os processos internos e identificar oportunidades de ganhar mais gastando menos. Inovar, principalmente em um ambiente corporativo, pode ser definido como a capacidade do empreendedor de sair da sua zona de conforto e buscar meios para tornar a sua empresa mais competitiva e rentável, e tem como objetivo dar nome e criar valor para a empresa/negócio.

Antes de começar o processo de inovação, responda duas simples perguntas: “Como posso fazer isso melhor?” e “O que posso fazer de novo e nunca tentei?”. Ao responder estas perguntas esteja preparado para arriscar e perder o medo, pois inovar é isso, correr riscos! A empresa precisa estar disposta a correr riscos, errar, fracassar e tropeçar até chegar ao resultado desejado. Para inovar é preciso aprender a conviver e lidar com os riscos. O fracasso é parte do processo de aprendizado, que uma vez superado, deixa o caminho para o sucesso mais curto.

A importância da inovação é vista como indispensável para a sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo e globalizado, mas são poucas empresas que realmente possuem algum tipo de iniciativa para colocá-la em prática. Existem duas causas para que isto não ocorra com a freqüência que deveriam ocorrer: Uma visão errada e ultrapassada sobre inovação, e o desconhecimento de ferramentas que ajudam a colocá-la em prática.

Por que investir em inovação? Imagine que seu celular está cheio de defeitos e falhas, não está funcionando como deveria e está te atrapalhando, você irá trocá-lo por um melhor e mais moderno, ou achará uma solução que o conserte antes que estrague de vez, não é mesmo? O mesmo acontece com as empresas e organizações, é preciso inovar antes que se estagne, fique velha aos olhos do consumidor e seja esquecida. Com a infinita variedade de opções que as pessoas possuem para realizar qualquer atividade e/ou adquirir produtos, a necessidade de mudar e se diferenciar dos concorrentes é cada vez maior. É nitidamente perceptível que os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes e seletivos ao escolher em qual empresa irão depositar sua confiança e dinheiro, e por isso mesmo que as pequenas, médias e grandes empresas precisam achar diferentes formas de conquistar o consumidor e fidelizá-lo ao seu negócio.

Inovar não é um gasto adicional, é um investimento e trará grandes efeitos positivos para as empresas que a adotam, pois as ajudará a melhorar seus processos internos e a sua postura no mercado.

Inovação é a melhor maneira de se tornar diferente e se afastar de seus concorrentes, e isso refletirá diretamente em suas vendas e em seu lucro. Também proporciona uma participação no mercado maior, pois abre a oportunidade de parcerias e captação de novos conhecimentos e habilidades. As empresas que possuem uma cultura de inovação bem definida, estruturada e organizada são mais estáveis comparadas à outras, porque enfrentam os desafios do cotidiano corporativo com um olhar mais atento às soluções e não aos problemas, a equipe é capaz de visualizar e implantar soluções mais rápidas e eficazes, desburocratizando muitos processos. Inclusive, essas empresas possuem a capacidade de reduzir custos sem afetar a qualidade do produto e serviço prestado aos seus consumidores.

A inovação nas empresas agrega muito valor aos produtos e serviços ofertados, que passam a funcionar de maneira mais eficiente, focadas em atender as reais necessidades do cliente. Então, para o bem de sua empresa e negócio, INOVE! O mercado é bruto e concorrido, e não tem dó de quem não o acompanha. Sempre olhe para frente e fora da caixinha, devemos acompanhar o ritmo que o mundo a nossa volta segue!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *